Veja o celular que promete ser ecologicamente correto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Veja o celular que promete ser ecologicamente correto

Mensagem  rafaela em Qua Set 01, 2010 5:10 pm



O Samsung S7550 Blue Earth tem design em azul e é feito de um material reciclado extraído de garrafa pet.

As empresas tem apostado intensamente no conceito "verde" para promover seus lançamentos. A ideia de um produto ecologicamente correto é muito bem recebida pelos consumidores.

A Samsung levou este conceito ao máximo e desenvolveu o Samsung Blue Earth. Design, embalagem e até aplicativos são voltados para a diminuição no consumo de energia e a preservação da natureza.

A primeira impressão está na caixa, feita de papel reciclado. Ela possui até mesmo um porta-retratos de papel para você montar e utilizar. No entanto, a mesma economia não se vê nos acessórios: um cabo para carregamento na tomada, outro de conexão USB e mais dois para o fone de ouvido.

O aparelho possui design em azul e é feito de um material reciclado extraído de garrafas PET. Além disso, ele possui um painel solar na parte traseira como forma alternativa para carregar a bateria.

Seu sistema operacional é proprietário, o mesmo encontrado em aparelhos como o Samsung Star TV. Ele possui conexão 3G, Bluetooth e Wi-Fi, além de todos os aplicativos básicos para usuários: rádio, jogos, calendário, alarmes, calculadora, bloco de notas, lista de tarefas e conversor de medidas.

Aprovado O que chamou nossa atenção

Conceito

O conceito "verde" do Blue Earth é sua principal característica. Além de ser produzido com materiais recicláveis, o aparelho possui um painel solar para um carregamento ecológico da bateria.

A embalagem e o design do telefone também seguem a linha do conceito "verde" e ele possui aplicativos como o Passeio Ecológico, que conta o número de passos do usuário e pode calcular qual o impacto deles na natureza, mostrando quanto foi a redução da emissão de CO2, quantas árvores você salvou e quantas calorias perdeu devido à caminhada.

Além disso, seguindo a tendência da maioria dos novos smartphones do mercado, o Blue Earth também carrega via cabo USB, quando conectado ao computador. A preocupação com a natureza é não só uma tendência como uma preocupação obrigatória das grandes fabricantes de smartphones.

Multitarefa
O sistema operacional proprietário dos aparelhos da Samsung pode não ser o favoritos entre os usuários, mas o fato de que ele é multitarefa com certeza é uma qualidade positiva. Você pode executar mais de um aplicativo simultaneamente sem se preocupar.

Funções da Câmera Digital

Sim, o ponto positivo aqui é a variedade de opções de foto que você pode criar com a câmera do aparelho Blue Earth. A câmera em si não é um destaque positivo, mas sim o que se pode fazer com ela.

São vários modos de fotografia, com molduras engraçadas, reconhecimento de sorriso, efeitos nas fotos e até possibilidade de edição de cores e enquadramento. Mas as duas funções principais são "Mosaico" e "Panorâmica".

No mosaico, o usuário possui estilos variados para fazer montagens na hora de capturar as fotos. Em cada espaço é possível fazer uma foto diferente, e ao final ter uma imagem completa. Já a função panorâmica captura até seis fotos diferentes para gerar uma só. Tudo muito simples de realizar em uma interface muito intuitiva.

Widgets e homescreen
O Blue Earth, a exemplo de outros aparelhos da Samsung, possui uma homescreen com três telas principais. Dessa forma, o usuário pode adicionar atalhos e widgets, deixando seus aplicativos favoritos sempre à mão.

Além disso, a possibilidade de dividi-los em três telas faz com que a Área de trabalho do seu aparelho não fique congestionada e possibilita organizar da melhor forma possível a visualização do Blue Earth.

Reprovado Do que esperávamos mais

Painel Solar

Mas essa não era para ser uma característica boa? Pois é, mas deixa muito a desejar. A intenção da Samsung é ótima, mas a realidade é que, para carregar seu aparelho utilizando esta tecnologia, você deve deixá-lo exposto ao som, desligado e em ângulo de 90° por, pelo menos, uma hora.

Ao final, você terá bateria suficiente para 5 a 10 minutos de ligações telefônicas, um número verdadeiramente insignificante. Além disso, é necessário que o aparelho tenha um mínimo de carga na bateria para que o painel solar funcione.
Sendo assim, a grande jogada aqui é a venda do conceito e o início dessa tecnologia que, no futuro, pode ser funcional. No entanto, por ora, ainda não podemos depender deste tipo de carregamento que é explicitamente secundário no Blue Earth.

Design

O design do Blue Earth é um fator que pode decepcionar. Seu conceito de ecologia poderia nos trazer algo muito mais interessante. Apesar de possuir linhas simplificadas e um tamanho bom, a grande questão é a cor escolhida: um azul forte e chamativo, que pode não agradar a muitos usuários.

Cabos
No total, são quatro cabos que acompanham o aparelho, enquanto a maioria dos lançamentos possui apenas dois - um fone de ouvido e um cabo USB com adaptador para tomada. Além disso, o cabo USB do Blue Earth é absurdamente curto, dificultando a vida de quem possui portas USB mais escondidas no computador ou precisa utilizar o aparelho enquanto está conectado.

Câmera digital
Apesar de possuir várias funções interessantes, com modos de fotografia variados, a câmera digital do Blue Earth deixa a desejar. Ela possui 3 megapixels de resolução, mas um sensor muito fraco, fazendo com que as imagens produzidas tenham baixa qualidade.
Além disso, o foco automático é demorado e a distância focal muito grande - ou seja, nada de fotografar objetos muito de perto. É claro que, no caso do Blue Earth, a câmera é um acessório secundário, mas em uma comparação direta com a câmera de outros aparelhos da mesma faixa de preço, ele perde feio.

Aplicativos para Redes Sociais
Na parte de widgets do Blue Earth é possível encontrar Orkut, MySpace e YouTube. No entanto, eles nada mais são do que atalhos para abrir o site destas redes sociais. Quem procura por aplicativos para utilizar e gerenciar seus perfis na web não vai encontrá-los no Blue Earth.

Pequenos detalhes
Alguns pequenos detalhes negativos chamaram atenção em nossa análise. Por exemplo, onde está o navegador do Blue Earth? Ele existe, pois é através do navegador que você pode acessar as redes sociais e o Samsung Fun Club, mas não há um atalho para acessá-lo.
Na homescreen principal existe uma aba com vários widgets do aparelho, no entanto, não é possível acessá-los através desta aba. Para abrir um aplicativo, você deve arrastar o widget para a tela principal e só então utilizá-lo. O que poderia ser um detalhe interessante pra desafogar ainda mais a tela principal acaba não tendo real utilidade.

Vale a pena? O que nós achamos
Quem procura uma aparelho simplificado pode encontrar no Samsung Blue Earth uma boa opção. Sua bateria é de longa duração e ele possui todos os elementos básicos necessários para ser um bom telefone celular. No entanto, como smartphone, deixa bastante a desejar.

A principal questão é seu preço: o Blue Earth custa cerca de R$ 900. Sendo assim, o usuário paga muito mais por um conceito e uma nova tecnologia (em desenvolvimento), enquanto pode pagar o mesmo preço por um aparelho com mais recursos.

rafaela

Mensagens : 6
Data de inscrição : 31/08/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

R: Veja o celular que promete ser ecologicamente correto

Mensagem  rocumback em Qua Set 01, 2010 7:20 pm

Otima materia Rafaela. Obrigado por fazer parte e contribuir com nosso forum.
A equipe i10 agradece seu apoio!

rocumback

Mensagens : 45
Data de inscrição : 29/07/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum